Informativo Eletrônico Nº 14 - NOVEMBRO 2010
 
 EDITORIAL

Prezado leitor,

Nesta 14ª edição do Informativo Fulbright, trazemos para vocês experiências vividas por bolsistas e ex-bolsistas de diferentes programas. Assim, vocês vão conhecer a nutricionista Manuella Batista de Oliveira, do Doutorado Sanduíche; o médico Antonio Ribeiro de Oliveira Júnior, do Professor Visitante; a advogada Joênia Batista de Carvalho, da Ação Afirmativa Fulbright-Ford; e o juiz federal José Baltazar Júnior, do Programa Hubert H. Humphrey.

Vão conhecer, também, Sarah Nicholus, bolsista do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais; e Mike Silvers e Cassie Owens, do Fulbright Student.

Outro assunto desta edição é o prêmio recebido pela orientadora educacional da Comissão Fulbright no Brasil, Ann Andreza Martins, agraciada com o 2010 Yale Educator Award.

Nosso entrevistado é o matemático Emanuel de Souza Carneiro, ex-bolsista de doutorado na Universidade do Texas, em Austin.

Boa leitura!

Luiz Valcov Loureiro
Diretor Executivo da Comissão Fulbright

 
 NOTÍCIAS
 
 INSCRIÇÕES ABERTAS

Bolsista de doutorado sanduíche aprende novas técnicas nos Estados Unidos
Manuella e seu orientador nos EUA

Aluna do doutorado em Neurofisiologia e Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a nutricionista Manuella Batista de Oliveira é bolsista do programa Capes/Fulbright de Estágio de Doutorando nos Estados Unidos, conhecido como doutorado-sanduíche. No Spaulding Rehabilitation Hospital, em Boston, ela aprende novas técnicas de avaliação do sistema nervoso e técnicas de neuromodulação.


Doutorado nos EUA mudou a vida de matemático brasileiro

Após uma permanência de cinco anos nos Estados Unidos, onde fez doutorado em Matemática em Análise e Teoria dos Números, na Universidade do Texas, e estágio pós-doutoral no Institute for Advanced Study, Emanuel de Souza Carneiro está de volta ao Brasil. Cearense, ele fez bacharelado e mestrado em Matemática na Universidade Federal do Ceará.


No período de novembro de 2009 a fevereiro de 2010, Antonio Ribeiro foi professor visitante na Universidade de Michigan, em Ann Arbor, com bolsa Fulbright. "Esta experiência representou para mim uma conscientização do valor inestimável que um intercâmbio como este pode proporcionar para instituições de diferentes países. Eu, definitivamente, aconselho esta experiência a todos aqueles que estão na vida acadêmica", ressalta.

Rede de Pesquisa Aplicada Fulbright NEXUS
Inscrições abertas até 15 de novembro.
O programa, que será desenvolvido de maio de 2011 a abril de 2012, incentiva a formação de redes de professores, profissionais e pesquisadores que promovam parcerias com potencial de real impacto regional de longo prazo. Os participantes deverão conduzir pesquisas em equipes multidisciplinares em um dos seguintes temas: Ciência, Tecnologia e Inovação; Empreendedorismo; Energia Sustentável. Os candidatos devem ter diploma de doutorado ou, no mínimo, cinco anos de experiência em pesquisa após término do mestrado. Saiba mais...

Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais
Inscrições abertas até 16 de novembro.
A Fulbright e a Capes estão selecionando instituições públicas de ensino superior que queiram ser anfitriãs no âmbito do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais. As instituições interessadas devem apresentar projetos de caráter institucional que contemplem a inserção de um falante nativo, na condição de assistente de ensino, em cursos de bacharelado e licenciatura em Letras, língua inglesa. Saiba mais...

 
 OUTRAS NOTÍCIAS

Indígena pioneira na área de direito faz mestrado nos EUA.
A experiência no Brasil é uma oportunidade incrível, diz bolsista.
Magistrado brasileiro faz aperfeiçoamento nos EUA, com bolsa Fulbright.
Bolsistas norte-americanos realizam estudos e pesquisas no Brasil.
Orientadora Educacional da Fulbright recebe premiação da Yale University.

 

Acesse: www.fulbright.org.br

Publicação da Comissão Fulbright no Brasil
Contato (61) 3248-8600 - E-mail: newsletter@fulbright.org.br
Para receber as notícias da Comissão Fulbright, clique aqui.
Para deixar de receber este informativo, clique aqui.